top of page

O nascimento da Literatura Brasileira- A história que nos querem tirar.

  • marcellefranco
  • 7 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

A história da Literatura Brasileira começa com a Literatura Portuguesa (do período medieval até o início da Idade Moderna). Depois do descobrimento do Brasil, deixamos de estudar a Literatura Portuguesa e passamos a estudar a Literatura Brasileira.

TROVADORISMO- foi a época dos primeiros registros de produção literária em Língua Portuguesa e ocorreu na Idade Média. Esses primeiros textos eram escritos em forma de poesia e eram chamados de cantigas (acompanhadas de música, cantadas pelos trovadores e transmitidas oralmente). Existiam, ao todo, quatro tipos de cantigas: Cantiga de Amor, Cantiga de Amigo, Cantiga de Maldizer, Cantiga de Escárnio.

HUMANISMO- No período do Humanismo, as cantigas medievais deixaram de existir, sendo substituídas por poesias mais elaboradas que passaram a ser escritas e impressas (ao invés de cantadas, como as cantigas do Trovadorismo). Esse tipo de poesia, que se restringia aos palácios e às pessoas mais nobres e cultas, era chamada de poesia palaciana. Além dela, destacamos o teatro de Gil Vicente e as crônicas de Fernão Lopes.

CLASSICISMO- O Classicismo foi o período da história da Literatura Portuguesa que ocorreu durante o Renascimento (Idade Moderna). O Renascimento foi uma mudança de comportamento e de pensamento que mudou a cultura medieval. O antropocentrismo substituiu o teocentrismo medieval e o racionalismo (razão, pensamento lógico) substituiu a fé. Na história da literatura, esse período é chamado de Classicismo. O Classicismo faz parte do Renascimento e possui as suas características (antropocentrismo, racionalismo, paganismo, volta à cultura clássica, etc). O grande destaque literário desse período foi Camões, autor de Os Lusíadas.

Com a Expansão Marítima, o Brasil é descoberto e se transforma em colônia de Portugal, herdando, assim, a Língua Portuguesa. Desse modo, inicia-se a história da Literatura Brasileira.

Quinhentismo, Barroco, Arcadismo (O Brasil deixou de ser colônia de Portugal e alcançou a sua independência. Sendo assim, a nossa literatura ganhou mais força e se consolidou. A partir de agora, se torna cada vez mais comum estudarmos individualmente os autores e suas obras, além, claro, das características gerais dos períodos literários).

Literatura Brasileira do século XIX: Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo, Modernismo.

Unidos pelo idioma, Brasil e Portugal estabelecem uma interessante relação dialógica, fator que permite que os escritores portugueses sejam bastante conhecidos e lidos em nosso país. Luís de Camões, Antero de Quental, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen e José Saramago são alguns dos mais importantes nomes da história da Literatura Portuguesa. Das mãos desses escritores nasceram célebres obras que compõem um inestimável legado para a cultura lusófona.

A literatura portuguesa influenciou sobremaneira a construção de nossa identidade literária, visto que as primeiras manifestações da literatura nacional ocorreram durante o período colonial. Portanto, conhecer as origens da literatura portuguesa é fundamental para compreender a nossa própria literatura.

Fonte: http://www.resumosdeliteratura.com/2015/01/resumo-de-literatura-brasileira.html

http://brasilescola.uol.com.br/literatura/primeira-segunda-epoca-medieval.htm


 
 
 

Comments


Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags

© 2016 por É nós. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page